Dicas

DOCUMENTOS PARA EMBARQUE
É obrigatório no ato do embarque, a apresentação pelo passageiro de DOCUMENTO ORIGINAL, não é aceita cópia, mesmo autenticada.

A responsabilidade pela apresentação dos documentos necessários ao embarque é pessoal e exclusiva do passageiro.

VIAGEM NACIONAL
Vôo Doméstico ou Cruzeiro Marítimo
Em cumprimento a norma DAC 107-1002 referente a Identificação de Passageiro no Transporte Aéreo Domestico, informamos aos nossos clientes da obrigatoriedade da apresentação de DOCUMENTO ORIGINAL com foto no ato do check-in.

MAIORES DE 18 ANOS
nos embarques domésticos, a saber:

Cédula de Identidade, em boas condições e com menos de 10 anos de emissão;

Cédula de Identidade, para o Chile está exigindo com menos de 5 anos de emissão;

Carteira funcional com foto como OAB, CRM, CREA, etc.,
Carteira de Motorista

MENORES DE 18 ANOS COM FOTO
Cédula de Identidade, em boas condições e com menos de 10 anos de emissão;
Certidão de nascimento só é aceito para criança até 9 anos de idade em vôo domestico, para Cruzeiro não serve;
Viajando desacompanhado é necessária autorização dos pais por escrito e com firma reconhecida em cartório e quando viajar com apenas pai ou a mãe necessita autorização do outro.

VIAGEM INTERNACIONAL
(Vôo Internacional ou Cruzeiro Marítimo)
Documento exigidos no ato do check-in para embarque (aeroporto ou porto)

MAIORES DE 18 ANOS
Passaporte com validade mínima de 6 (seis) meses ou conforme exigência do país visitado;
Visto Consular quando exigido;
Viagens Mercosul e Cruzeiros, Passaporte ou RG original em bom estado e com emissão a menos de 10 anos, exceto Chile em que a emissão precisa ser anterior a 5 anos;

MENORES DE 18 ANOS
Viagem internacional inclusive Mercosul e Cruzeiros, precisa do passaporte ou RG (certidão nascimento não é aceito).

Viajando desacompanhado é necessária autorização dos pais por escrito e com firma reconhecida em cartório e quando viajar apenas com o pai ou a mãe necessita autorização do outro.

Visto Consular quando exigido;

ESTRANGEIROS
Residente ou não no Brasil deverá portar a documentação Passaporte, RNE original e visto necessário inclusive no Mercosul e as vacinas obrigatórias para cada destino da viagem (país ou região).

VACINAS
Portar o atestado da vacina exigido para o destino da viagem, sem o qual também não haverá o embarque.

Cancelamento ou Alteração de Voo
Nas viagens aéreas, qualquer alteração de vôo ou reemissão de bilhete, haverá a multa cobrada pela Cia Aérea.

Viagens em vôos fretados estão sujeitas à alteração de horários, conforme já informado pelo agente.

PARA QUEM VAI PARA OS EUA 

Visto Americano
É um documento exigido para qualquer pessoa de outra nacionalidade que deseja entrar em território americano e que não possua nacionalidade de um dos países de Isenção de Visto.

O visto é necessário até mesmo para crianças ou para o trânsito em um Aeroporto Americano.

O governo americano é bem rigoroso em seus critérios para a emissão do visto americano por questões de segurança.

Renovação do Visto Americano
Existem condições diferentes para a renovação do visto americano, dependendo da data de expiração, do passaporte ter vencido ou recolhido pela polícia federal e o tipo de visto a ser renovado.

Verifique qual a situação mais adequada a sua atual situação e quais os procedimentos deverá realizar na embaixada e se será ou não a realização de nova entrevista de visto.

Para maiores informações sobre a emissão ou renovação do visto americano de turismo ou executivo consulte o seu agente de viagens. O planejamento antecipado pode facilitar o processo de solicitação de visto.

CUIDADOS AO VIAJAR
Coloque uma etiqueta com nome, endereço e telefone do proprietário, na parte externa e interna de bolsas, malas e sacolas, independentemente da identificação colocada pela empresa no momento do check-in.

Identifique sua mala, com adesivos ou fitas coloridas, por mais extravagante que isso possa parece, facilitará o reconhecimento da mala na esteira, evitando que por engano, você possa levar a mala de outra pessoa.

Preste atenção também no fuso horário, alguns destinos costumam ter uma ou duas horas de diferença para vôos nacionais.

Compre as passagens aéreas com antecedência além de conseguir as melhores tarifas, poderá se organizar e não correr o risco de ter que cancelar compromissos por não conseguir chegar no horário.

Ao comprar a passagem não se esqueça de informar o seu número fidelidade, ou de apresentar o cartão na hora de embarque. Solicitar os pontos depois da viagem normalmente demora algo em torno de 30 dias.

Se possível adquira uma mala com rodas multidirecionais, aquelas que andam em qualquer sentido, esse recurso facilitará seu acesso e transito durante as viagens, embarques e desembarques.

Mantenha sua identidade junto com o bilhete, sempre em um bolso ou local específico, dessa forma você evita ter que procurar todos os bolsos e bolsas.